top of page

Artistas

Nesta página você encontrará informações sobre os artistas confirmados no evento e sobre a diretoria e organização.

Diretoria

Diretoria

Oboístas

Kerle Cristina

Iniciou seus estudos de Oboé em 2002 com José Medeiros (1º oboé da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional). Formou-se em Educação Musical pela UFG. Foi oboísta da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra De Câmara Goyazes e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Desde 2011 atua como professora de Oboé e coordenadora pedagógica do núcleo das Madeiras desde 2023 no CEP/Escola de Música de Brasília onde ministra aulas de instrumentos para crianças a partir de 10 anos, jovens e adultos.Também trabalha fazendo revisão e manutenção de Oboé, fagote e clarineta desde 2018. Em 2024 foi eleita como presidente da Associação Brasileira de Palhetas Duplas.

Ravi Shankar Viana

Professor de oboé e música de câmara na Universidade Federal da Paraíba, Ravi é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB. Após sua formação inicial na Escola de Música de Brasília, obteve seu Artist Diplom na Hochschule für Musik em Rostock, Alemanha, seguido pelo mestrado e doutorado em performance musical pela Universidade Federal de Minas Gerais. Exerceu o papel de oboé principal associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e se apresentou em diversas orquestras no Brasil, Alemanha e Canadá. Sua experiência internacional se estende também ao cenário da música de câmara, com concertos em mais de 68 cidades brasileiras e em países como Tailândia, Canadá, Uruguai, Venezuela, Argentina e Alemanha. Além disso, participou como músico convidado em prestigiados festivais nacionais e internacionais e atuou como professor visitante na McGill Schulich School of Music, no Departamento de Ciência da Performance. Ravi desempenha um papel ativo em diversas organizações artísticas e de pesquisa, incluindo a Associação Brasileira de Palhetas Duplas (ABPD), a International Double Reed Society (IDRS), o Observatoire Interdisciplinaire de Création et de Recherche en Musique (OICRM), o Centre for Interdisciplinary Research in Music, Media and Technology (CIRMMT) e a parceria de pesquisa ACTOR (Analyzing, Creation and Teaching Timbre and Orchestration).

Sandra Paola Romero Rojas

Oboísta natural da Colômbia, bacharelado pela Universidade Central da Colômbia. Mestranda na UFPB sob a orientação do Prof. Dr. Ravi Shankar. Mestre em didática e pedagogia musical pela UTech e Bacharelado em oboé pela Fundação Universidade Central da Colômbia. Desde sua chegada no Brasil, atuou como musicista e Coordenadora Pedagógica de oboé no programa NEOJIBA. Participou em seminários, congressos de pedagogia musical e no curso de filosofia Suzuki. Integrou a Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra de Ribeirão Preto e se apresentou com diversos grupos de câmara. Participou na organização do V Encontro Nordestino de Palhetas Duplas na cidade de Salvador e como professora convidada no I Encontro Regional de Palhetas duplas de Centro Oeste. Atualmente participa ativamente na Rede Brasileira de Saúde do Artista (RBSA).

Andrea Silverio Serralheiro

Doutora pela University of Alabama onde atuou como professora substituta sob orientação de Mary Lindsay Bailey Andréa iniciou seus estudos com Giane Martins, Peter Apps, Joel Gisiger e por último com o Natan Albuquerque Jr. nos anos subsequentes. Ingressou em seu bacharelado na The University of Southern Mississippi onde ganhou o primeiro lugar em um concurso de jovens solistas. Mestre pela Louisiana State University onde foi professora substituta sob orientação de Johanna Cox. Ativista da música de câmara junto com o Quinteto Pure Winds já ministrou masterclasses e workshops pelos EUA, incluindo a prestigiosa Midwest Music Conference em Chicago, Illinois e da Kentucky Music Educator Association Conference em Louisville, Kentucky. Em julho de 2019, atuou como uma das artistas a se apresentarem na International Double Reed Society Conference em Tampa, Flórida. Participou da gravação do CD Open Borders com obras do compositor Ricardo Lorenz; fez parte da gravação do CD King Mangoberry com obras para banda sinfônica do mesmo compositor, indicado ao Grammy Latino 2020. Atualmente é professora de oboé e música de câmara na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Ravi Shankar_crédito-Mariana-Garcia (3).jpeg
Andrea

Fagotistas

Vivian Meira é fagotista natural de Montes Claros/MG. Possui um mestrado em Interpretação Musical com ênfase em Orquestra pela Haute école de musique de Genève, concluído em junho de 2023 sob orientação de Afonso Venturieri. Antes disso, fez parte da Academia da OSESP sob orientação de Alexandre Silvério, Romeu Rabelo e Francisco Formiga. É graduada em fagote pela Universidade Federal de Minas Gerais.Vivian faz parte da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo desde 2023.

Vivian Meira

Fagotistas

Romeu Rabelo

Natural de Tiradentes, em Minas Gerais, o fagotista e contrafagotista Romeu Rabelo iniciou seus estudos musicais aos seis anos de idade com Anizabel Rodrigues e com Tadeu Rodrigues, maestro da Sociedade Orquestra e Banda Ramalho (SOBR), grupo que integrou como clarinetista. Mais tarde, transferiu-se para São João del-Rei para estudar no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier e para atuar ativamente na Orquestra Ribeiro Bastos (ORB). Mais tarde, mudou para o fagote, obtendo o bacharelado no instrumento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe de Mauro Mascarenhas. Pela mesma instituição, obteve o mestrado em música, em 2011, pesquisando, sob orientação de Fausto Borém, as 16 Valsas para Fagote Solo, de Francisco Mignone. Na Hochschule für Musik Saar, na Alemanha, fez curso de aperfeiçoamento com Guilhaume Santana. Atualmente cursa o doutorado em música na Universidade de São Paulo (USP) sob orientação de Fábio Cury.

  • Instagram
  • Facebook

© 2020 por ABPD, Associação Brasileira de Palhetas Duplas. 

bottom of page