Chamada de Trabalhos para o II Encontro Internacional da ABPD

Edital corrigido em 21/08/2018

Nova data limite para submissão de trabalhos: 10/09/2018

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PALHETAS DUPLAS – ABPD

 

II ENCONTRO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PALHETAS DUPLAS 

São Paulo, 23 a 28 de Outubro de 2018

 

A Associação Brasileira de Palhetas Duplas convida docentes de programas de pós-graduação em música, docentes de cursos de graduação em música, docentes de conservatórios e escolas de música, artistas-pesquisadores, pesquisadores, pós-graduandos, pós-graduados, alunos de cursos de graduação em música, músicos em geral para participarem do II Encontro Internacional da Associação Brasileira de Palhetas Duplas que consistirão em:

  1. Apresentações artísticas com convidados do II EIABPD;

  2. Workshop e Masterclasses com convidados do II EIABPD;

  3. Mesas-redondas Sessões de Comunicações de Pesquisa, para a apresentação e discussão de pesquisas em andamento e/ou concluídas com a abordagem do tema principal do EIABPD/ENPD seguidas de discussão aberta;

  4. Concurso para Jovens Instrumentistas (Oboé e Fagote).

  5. Exposição de partituras, livros, instrumentos e demais acessórios musicais.

  6. Assembleia Geral da ABPD: reunião organizada para avaliar as atividades desenvolvidas, planejar os próximos eventos e as metas da entidade.

 

CHAMADA DE TRABALHOS

 

A ABPD - Associação Brasileira de Palhetas Duplas convida pesquisadores e artistas da área de música a submeterem propostas de comunicações para o II Encontro Internacional da ABPD que enfoquem principalmente o compartilhamento de resultados de pesquisas relacionadas aos instrumentos de palhetas duplas. Serão aceitos trabalhos que relatem pesquisas concluídas ou em andamento nas subáreas das Práticas Interpretativas, Musicologia, Composição e Educação Musical. O recebimento e a seleção dos trabalhos ficará a cargo das Comissão Científica que contará com o auxílio de pareceristas convidados de várias instituições brasileiras.

 

 

MODALIDADES DE TRABALHOS

 

  1. Comunicação oral– Resultados de trabalho concluído ou que apresente análise parcial consistente de resultados. O trabalho submetido nesta modalidade deverá consistir em trabalho originado de pesquisa, produção artística ou de conhecimento empírico (originado, por exemplo, de experiências na área de ensino, performance, produção cultural e divulgação científica). O texto deverá explicitar problema, objetivos, pressupostos teóricos e procedimentos utilizados, além de destacar os resultados finais (no caso de trabalho concluído) ou análise preliminar consistente dos resultados parciais com as respectivas conclusões obtidas. Cada comunicação terá a duração de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação do trabalho, seguidos de 5 minutos de discussão.

 

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS

 

  1. Cada autor(a) ou coautor(a) poderá submeter, no máximo, 2 (dois) trabalhos para avaliação.

  2. As submissões dos artigos para as comunicaçōes devem ser enviados para o email: abpduplas@gmail.com. Os trabalhos – e seus respectivos resumos – serão aceitos em português, espanhol e inglês. A comunicação também pode ser feita em qualquer um desses idiomas. 

  3. Instruções para a apresentação e formatação dos trabalhos:

Os trabalhos devem ser apresentados nos formatos “.doc”, ou “.pdf”.

A língua oficial do Congresso é o português, porém serão aceitos também trabalhos em espanhol e inglês.

Os textos devem ser inéditos (não publicados, não em processo de publicação, não apresentados em outros eventos).

O texto deve ser formatado de acordo com as especificações dos templates disponíveis no link no final da página. Cada arquivo não deve ultrapassar a dimensão de 10 MB.

O texto deve ser estruturado com base nas seguintes normas:

  • A página deve ser configurada em tamanho A4, margens esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm, fonte Times New Roman, sem espaçamento entre os parágrafos.

  • Título do trabalho, com apenas a primeira inicial maiúscula, sendo o subtítulo, se houver, iniciado em letra minúscula (tamanho 14, espaço simples, negrito, centralizado);

  • Modalidade: COMUNICAÇÃO (caixa alta, tamanho 12, espaço simples, centralizado; precedido por uma linha em branco e seguido por duas linhas em branco, tamanho 12);

  • O texto submetido não deve conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as). Caso o trabalho seja aprovado, na versão final deve constar o nome do(a) autor(a) ou autores(as), instituição de vínculo e e-mail, de acordo com o template.

  • Resumo do trabalho com cerca de 6 linhas (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado);

  • Três a cinco palavras-chave, separadas por ponto, com apenas a inicial de cada uma delas em letra maiúscula (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco);

  • Tradução do título, resumo e palavras-chave do trabalho (tamanho 10, espaço simples, 2 centímetros de indentação na margem esquerda, justificado; seguidos por uma linha em branco). O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no início do texto na língua utilizada no trabalho; para os trabalhos em português ou espanhol, após esses itens, deve-se incluir a tradução dos mesmos para o inglês (todos os termos do title e todas as keywords devem ser iniciados com letra maiúscula); para os trabalhos em inglês, esses itens devem ser traduzidos para o português;

  • O corpo do texto deve ser escrito em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, sem indentação, alinhamento justificado e com recuo de primeira linha de parágrafo de 2 cm.

  • Caso o texto subdivida-se em seções, os títulos das mesmas deverão ser em negrito, fonte tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado.

  • Cada trabalho deve ter extensão mínima de 6 páginas e extensão máxima de 8 páginas (incluindo título, resumo, palavras-chave e respectivas traduções, notas e referências), sendo possível o acréscimo de até 2 páginas com imagens (ilustrações, exemplos musicais, figuras, tabelas etc.). Trabalhos que excederem esses limites não serão avaliados pela comissão.

  • Exemplos musicais (Ex.), figuras (Fig.), tabelas (Tab.) etc. devem ser inseridos no texto como figura, em gradações de preto (formato “.tif” ou “.jpg” em 300 dpi), numerados e acompanhados de legenda sucinta e elucidativa de no máximo 3 linhas (tamanho 10, espaço simples, centralizado, inserida sob a ilustração).

  • As iniciais dos nomes das notas musicais devem vir sempre em maiúsculas (Dó, Ré, Mi etc.). Para símbolos específicos como sustenido, bemol e bequadro sugere-se utilizar a fonte BACH. O download da fonte BACH pode ser feito na seguinte URL: http://www.mu.qub.ac.uk/tomita/bachfont

  • As notas devem ser incluídas apenas para informações complementares e comentários, em fonte tamanho 10, com espaçamento simples, justificado, como nota de fim.

  • Citações com até três linhas devem ser inseridas no corpo do texto (entre aspas, em fonte tamanho 12). As citações com mais de três linhas devem vir separadas como parágrafo e com indentação de 4 cm à esquerda (sem aspas, fonte tamanho 10, espaço simples, alinhamento justificado, sem itálico). Ambas devem ser seguidas por (AUTOR, ano, número de página).

  • Autocitações devem ser omitidas no corpo do texto e nas referências na versão de submissão para garantir avaliação em caráter anônimo, sendo substituídas por “XXX” na submissão e restabelecidas na versão definitiva do trabalho, caso aprovado.

  • Para a formatação das referências, ver o template disponível no final desta página.

  • A exatidão das referências constantes na listagem ao final dos trabalhos bem como a correta citação ao longo do texto são de responsabilidade do(a) autor(a) ou autores(as) do trabalho.

  • As normas de formatação que não estiverem previstas acima devem estar de acordo com as normas vigentes da ABNT.

 

 

  1. Incluir em página separada do resumo os seguintes dados: nome, instituição, titulação e email para contato. Na página do resumo expandido submetido não deve conter nome, filiação institucional, nem qualquer outro tipo de informação que permita a identificação do(a) autor(a) ou autores(as). Caso o trabalho seja aprovado, a versão final deve constar o nome do(a,os,os) autor(a,es,as), instituição de vínculo e e-mail. Um template será fornecido para elaboração da versão final na ocasião da divulgação dos trabalhos aprovados.

  2. Período para submissão dos Resumos: de 14/05/2018 a 10/09/2018.

  3. Divulgação dos resultados: 24/09/2018.

  4. Envio da versão completa dos trabalhos aprovados até 08/10/2018.

  5. As inscrições para o EBPD serão feitas no endereço: abpduplas@gmail.com

  6. Todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) brasileiros de trabalhos aprovados, deverão ser sócios da ABPD e estar em dia com a anuidade. Autores(as) e coautores(as) não sócios podem submeter trabalhos, porém, caso o trabalho seja aprovado, todos(as) deverão se associar à ABPD e efetuar a inscrição no Encontro, conforme prazos informados, para que sua participação seja confirmada.

  7. Autores(as) e coautores(as) não sócios da ABPD que sejam estrangeiros e que residam no exterior poderão solicitar à Comissão Científica isenção de associação à ABPD até dois dias após o recebimento do aceite do trabalho submetido, mediante solicitação enviada para o endereço: abpduplas@gmail.com.

  8. Coautores(as) não sócios, atuantes em outras áreas que não a Música, poderão solicitar à Comissão Científica isenção de associação à ABPD e de inscrição no EIABPD/ENPD até dois dias após o recebimento do aceite do trabalho submetido. Para tanto, enviar solicitação para o endereço abpduplas@gmail.com.

 

 

DATAS IMPORTANTES:

 

Chamada de trabalhos

14/05/18 a 10/09/18

Análise dos pareceristas

11/09/18 a 24/09/18

Divulgação dos resultados

24/09/18

Envio da versão completa dos trabalhos

08/10/18

Inscrições para autores

01/09/18 a 07/10/18

Inscrições

21/05/18 a 07/10/18

Encontro Internacional da ABPD/II Encontro Nordestino de Palhetas Duplas

23 a 28/10/18

 

Coordenador da Comissão Científica do II EIABPD: Fábio Cury

 

Comissão Científica: Prof. Dr. Fábio Cury (USP), Prof. Alexandre Ficarelli (USP), Prof. Dr. Paulo de Tarso C. Cambraia Salles (USP), Prof. Dr. Arcádio Minczuk (UNESP), Prof. Dr. Aloysio Fagerlande (UFRJ), Prof. Dr. Ravi Shankar Viana Domingues (UFPB), Prof. Dr. Lucas Robatto (UFBA)

Pareceristas:

Prof. Dr. Sílvio Ferraz (USP), Profa. Dra. Adriana Lopes Moreira (USP), Prof. Dr. Luis Antonio Eugenio Afonso (USP), Prof. Dr. Pedro Robatto (UFBA), Prof. Dr. Maurício Freire (UFMG), Profa. Dra. Luciana Noda (UFPB)

Download do Template que deve ser usado

  • Facebook Clean Grey

© 2018 por ABPD, Associação Brasileira de Palhetas Duplas.